top of page
Buscar
  • Foto do escritorPET Direito UnB

PET News - 12ª Edição - 23/09/2021

Nesta edição do PET News, trazemos breves ensaios, indicações de leitura e de filmes, e muito mais!


Na seção Fala, Petiane! Lorena de Castro aborda o tema recente sobre o julgamento da tese do “Marco Temporal” no Supremo Tribunal Federal. Analisando as nuances por trás dessa imposição de agrários que leva ao prejuízo nas demarcações de terras pelos indígenas e consequentemente restringindo seus direitos. A guerra travada entre os órgãos do próprio Estado, de um lado a Advocacia Geral da União em defesa à tese, e de outro a Defensoria Pública da União, além do forte posicionamento da FUNAI em defesa das terras indígenas. Um debate complexo e importante para a garantia dos direitos fundamentais para os povos indígenas.


No Guia das profissões, o petiano Ítalo de Carvalho apresenta brevemente as possibilidades envolvendo as carreiras acadêmicas no direito. O objetivo é apenas introduzir para o leitor a possibilidade de seguir na importante carreira de pesquisador/professor.


Nesta edição, o PET defende a demarcação de terras indígenas, com texto de Giovana Dill, explicando a inconstitucionalidade do PL 490 e seus pontos mais controversos, além de trazer para a discussão, a ameaça que tal projeto de lei representa aos direitos indígenas, reforçando a importância de ser contra o marco temporal e de lutar em prol das demarcações de terras indígenas.


No PET Indica deste mês, o petiano Breno Vaz, indica obras literárias e audiovisuais muito interessantes!


Fique por Dentro dos eventos desse mês com as datas indicadas pelo petiano Breno Vaz

Por fim, Divirta-se com o "Jogo da Onça", um jogo tradicionalmente indígena, proposto pela petiana Giovana Dill.

PET News - 12ª Edição - Setembro de 2021
.pdf
Download PDF • 2.16MB


Aproveitem a leitura e compartilhem com as amigas!



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page