top of page
Buscar
  • Foto do escritorPET Direito UnB

PET DIREITO NEWS - Vol. 2 - O Boletim Informativo do PET Direito da UnB

O PET Direito News é uma iniciativa do PET-Direito UnB e já está em sua segunda edição! Entendendo a comunicação como elemento primordial para uma educação em direitos humanos, o boletim tem por objetivo divulgar informações de interesse da comunidade acadêmica e externa acerca dos direitos sociais.


Trazemos temas cuja discussão é essencial na atual conjuntura sociopolítica brasileira, a exemplo da relação entre a pandemia do COVID-19 e o Sistema Prisional. O texto da petiana Kelle Cristina Silva aborda a situação dos encarcerados e expõe como o ambiente prisional brasileiro insalubre se torna propício à propagação do coronavírus. Em uma análise crítica, o texto traz dados sobre a situação do Distrito Federal e a evolução do contágio na população carcerária, que se encontra em estágio de superlotação (222,37% acima da capacidade, para maior exatidão).


A questão ambiental também é colocada em pauta através do texto da petiana Giovana Dill, no qual ela expõe dados preocupantes acerca da preservação ambiental no Brasil. De acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), houve um aumento vertiginoso do desmatamento neste ano em comparação ao ano passado: cresceu 171% em abril de 2020 comparativamente ao mesmo mês do ano passado. O texto aborda, também, a importância da preservação das populações indígenas brasileiras frente às vulnerabilidades do contexto pandêmico.


Você sabe o que faz um delegado? São responsáveis por iniciar o processo de persecução penal, investigando suspeitos de acordo com as limitações da Lei. No Guia de Profissões, o petiano Ítalo Silva fala sobre a carreira e também inaugura a sessão PET Defende: Direitos Fundamentais falando sobre Direito de Defesa.


No PET Entrevista, a petiana Ingrid Borges conversa com a professora da Faculdade de Direito da UnB e integrante do grupo de trabalho FD/COVID Janaína Penalva. A docente fala acerca das condições de retomada das atividades da UnB.


Trazemos, ainda, indicações de filmes e séries, também de eventos importantes que irão acontecer em outras universidades, PETs e institutos pelo Brasil.


Baixe já nosso boletim e boa leitura!



PET NEWS Direito UnB - Junho de 2020
.pdf
Download PDF • 3.04MB



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page